Como reduzir custos operacionais e garantir a efetividades nos controles?
A área de Controles Internos é responsável por estabelecer métodos, processos e medidas de proteção sobre os ativos e patrimônios de uma empresa para garantir eficiência das operações, confiabilidade dos relatórios financeiros e contábeis e aderência de conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis; bem como; encorajar o engajamento das práticas Controles Internos adotadas pela companhia.
Principais etapas do Ciclo de Controles Internos
OBTER A EFETIVIDADES DOS CONTROLES E REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS ATRAVÉS DO MONITORAMENTO CONTÍNUO DE CONTROLES (CCM)
Etapa 3 do ciclo de Controles Internos (Avaliar desenho e eficácia operacional)
Oferece suporte a avaliação de desenho e teste de eficácia operacional dos controles com funcionalidade de fluxo de trabalho (workflow) on-line ou off-line e registra consistentemente evidências de teste e pontos críticos encontrados. O teste de controle pode ser realizado de forma manual, semiautomatizada ou totalmente automatizada através do mecanismo monitoramento contínuo de controles (CCM) .
O monitoramento contínuo de controles (CCM) refere-se ao uso de ferramentas automatizadas e diversas tecnologias para garantir o monitoramento contínuo das transações financeiras e outros tipos de aplicações e dados transacionais, com a finalidade de elevar a confiabilidade na estrutura de controles internos e reduzir os custos de execução e auditoria dos controles.
Controles monitorados pelo CCM incluem:
- Controles de dados mestres;
- Controles de autorização e acesso;
- Controles de configurações do sistema;
- Controles de transações financeiras;
- Logs diversos.
A automação de controles, quando aplicável, é uma forma de reduzir o custo da atividade de controle e aumentar a segurança e assertividade na aplicação das regras de detecção de deficiências.
A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO PROCESSO DE CONTROLES INTERNOS FAZ TODA A DIFERENÇA QUANDO SE BUSCA O MELHOR ENGAJAMENTO DE TODOS
A SAP incorporou em seus produtos o design moderno do SAP Fiori para que os usuários possam desfrutar uma experiência consistente do início ao fim. O SAP Fiori faz parte das soluções da plataforma SAP para Governança, Risco e Compliance (GRC) o qual inclui o SAP GRC Process Control (solução para gestão de Controles Internos). Com a utilização das interfaces SAP FIORI para GRC o processo de Controles Internos aumenta sua aceitação por parte dos colaboradores em decorrência de um design apelativo e customizado à medida de cada tarefa.
Exemplos de apps FIORI para SAP GRC Process Control
Usuário final | Gestores | Administradores | Relatórios
Como ajudamos nossos clientes
Domínio do processo e plataforma
Diante das inovações constantes de práticas e soluções sistêmicas, você não precisa se preocupar. Somos especializados e preparados para recomendar os melhores processos e plataforma para tratar dos seus requisitos e desafios
Implantação da medida certa
Todos os processos são modelados observando os requisitos GRC e práticas de segurança, politicas internas, regulamentação etc. Realizamos as configurações da solução adotada buscando melhorar a experiência do usuário e reduzir o custo operacional do processo.
Suporte e Sustentação
Oferecemos serviços de suporte AMS especializado para operação e sustentação do processo estabelecido. Possuímos equipe capacitada no processo e solução e métodos e práticas diferenciadas para atendimento e garantia da conformidade continua. Suporte OPERADOR DE COMPLIANCE. Uma exclusividade TrustSis!